Gestores de Minas Gerais: retrato e desafios para a administração pública

Autores

Resumo

O artigo apresenta um retrato datado de 2016 dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) egressos do Curso de Administração Pública (Csap) da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP). Foi realizada pesquisa exploratória, com análise quantitativa, baseada na estatística descritiva dos dados, que busca conhecer quem são os egressos do Csap/ FJP, e análise qualitativa, em que foram realizadas entrevistas de história oral temática. Além de procurar identificar quem são eles, objetivou-se demonstrar como o processo de estruturação dessa carreira levou, por um lado, a uma menor evasão do curso de formação, à posse de um maior número de graduados no Estado e a uma menor evasão da própria carreira; e, por outro lado, à mudança do perfil do estudante e do egresso, que se tornou mais elitizado. Surge, então, um novo desafio para a administração pública, ora enfrentado com o estabelecimento de política de ação afirmativa com recorte socioeconômico e étnico-racial.

Biografia do Autor

Marina Alves Amorim, FJP

Marina Alves Amorim é bacharel em história pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998-2001), mestre em educação pela Faculdade de Educação - FaE da UFMG (2002-2004), doutora em história pela FAFICH-UFMG e doutora em letras pela Université Rennes 2/ Université d'Haute Bretagne - UHB (2005-2009), tendo desenvolvido sua tese em cotutela internacional. Realizou dois estágios pós-doutorais: um em história na FAFICH-UFMG (2011) e outro em educação na FaE-UFMG (2012-2014). É pesquisadora da Fundação João Pinheiro - FJP, desde 2015, onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão. Na instituição, atua no Grupo de Pesquisa Estado, Gênero e Diversidade - EGEDI, desde 2015, sendo que, atualmente, é responsável pela coordenação do grupo. Tem experiência internacional: foi professora visitante da Université du Québec à Montréal (UQÀM), entre 2019 e 2020, e foi coordenadora de projeto de pesquisa na Université de Montréal (UdeM), entre 2020 e 2022.Seus campos de atuação: estudos de gênero e educação. Tem particular interesse pelo registro da memória das mulheres, pelo estudo das trajetórias de formação formais e informais de mulheres, pelo estudo das trajetórias de vida e de trabalho de mulheres, pela reconstrução da história das políticas públicas para as mulheres no Brasil e pela abordagem do feminismo e do antifeminismo de Estado. 

Letícia Godinho, FJP

Pesquisadora em Ciência e Tecnologia da Fundação João Pinheiro; Docente da Escola de Governo e membro do corpo docente do Programa de Mestrado em Administração Pública da FJP. Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Bacharelado em Direito pela mesma universidade (2002). Atua principalmente nas temáticas da gestão pública, políticas públicas de segurança e teoria e pensamento político.

Ana Paula Salej, FJP

Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013 e 2007), realizou estágio pós-doutoral na École Nacional d' Administration - ENA (2013/2014) em Estrasburgo, na França, onde fez também mestrado profissional em Administração e Finanças Públicas, na Université de Strasbourg (2013/2014). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e graduação em Administração (Habilitação Comércio Exterior) pela UNA - Faculdade de Ciências Gerenciais (1990). Cursou diversos programas de especialização em administração, destacando-se os cursos de gestão executiva da Fundação Dom Cabral com a Kellog /Northwestern University (EUA, 1999) e com a University of British Columbia (UBC, Vancouver, Canadá). Atualmente é pesquisadora e professora da Fundação João Pinheiro, onde é também membro do grupo de pesquisa Estado, Gênero e Diversidade. Pesquisadora visitante na Universidade de Antuerpia, Departamento de Ciência Política, onde é membro do grupo de pesquisa Polítcas Públicas e Governança. Tem experiência: 1) na área de Administração, tema em que ministra disciplinas e explora os modelos de gestão pública e reformas do Estado; 2) na área de Gestão Municipal, tema que atua como pesquisadora e assessora; 3) em Estudos de Gênero, foco principal de sua produção recente; e, 4) em políticas sociais e Estado de Bem Estar Social, área em que trabalhou e desenvolveu a dissertação e tese na ciência política.

Downloads

Publicado

29-06-2024